Projeto CEPF: Juntos pelas espécies do Cerrado, é a união de instituições nacionais e internacionais para investir, pesquisar, planejar, viabilizar e executar ações em prol da conservação ambiental da região.
Elaboração do segundo ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Faveiro-de-Wilson (Dimorphandra wilsonii Rizzini)
Instituição responsável: Centro Nacional de Conservação da Flora / Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ)
Relevância: Possibilitará uma redefinição dos objetivos e ações prioritárias, bem como a ampliação dos esforços empreendidos para a conservação e recuperação das populações de espécies-alvo e incluir em seu escopo o Faveiro-da-Mata (Dimorphandra exaltata), outra espécie atualmente reconhecida como globalmente ameaçada de extinção.
Aplicação do protocolo IUCN Green Status para avaliar o potencial de recuperação e o estado de conservação de Uebelmannia buiningii e outros 9 cactos endêmicos e ameaçados.
Instituição responsável: Centro Nacional de Conservação da Flora / Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ)
Relevância: Com o avanço de novas ferramentas analíticas, o protocolo atende a demanda de medir a recuperação bem-sucedida de uma espécie ameaçada de extinção na natureza
Aprimoramento do SALVE (Sistema de Avaliação de Risco de Extinção de Espécies da Fauna) para permitir sua integração com o SIS / IUCN (Sistema de Informação de Espécies), permitindo que as avaliações nacionais brasileiras sejam incorporadas às avaliações globais.
Instituição responsável: Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade / (CBC/ICMBio)
Relevância: Promoverá uma melhor gestão das informações sobre a fauna ameaçada do Brasil, com a incorporação de avaliações nacionais de espécies da fauna do Brasil na Lista Vermelha (Red List) global gerida pela UICN, com ênfase nas espécies do Cerrado. O que é especialmente importante para espécies endêmicas que serão beneficiadas diretamente, permitindo que se tornem objetos de iniciativas internacionais de conservação da biodiversidade
Tradução para o português das “Diretrizes para o uso das categorias e critérios da Lista Vermelha da IUCN” e do “Curso online da Lista Vermelha da IUCN”
Instituição responsável: IUCN SSC Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil (IUCN SSC CSE Brasil)
Relevância: Remover a barreira do idioma facilitará a capacitação de pessoas na metodologia de avaliação do risco de extinção da IUCN e ampliação de capacidade para aplicação do método no Brasil. O trabalho de tradução também inclui um componente de alinhamento dos termos técnicos entre as três instituições executoras deste projeto. O diálogo com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a IUCN irão catalisar ações e políticas integradas para a conservação e desenvolvimento sustentável do Cerrado.
Comunicação das ações, resultados e impactos do projeto.
Instituição responsável: IUCN SSC Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil (IUCN SSC CSE Brasil)
Relevância: Além de divulgar os resultados e impactos do projeto, será possível dar mais visibilidade às espécies do Cerrado com ênfase em espécies ameaçadas e endêmicas. Também serão apresentadas de forma clara, responsável e precisa as três ferramentas estratégicas para a conservação aplicadas no projeto (Lista vermelha, Planos de Ação Nacionais e o protocolo Estado Verde da IUCN) e a sua aplicação por parte das instituições parceiras.
Disponibilizamos os seguintes canais de comunicação para permitir que qualquer pessoa ou grupo de pessoas tenha oportunidade para expressar suas opiniões e preocupações sobre o projeto. As reclamações e sugestões serão abordadas de modo transparente, imparcial e de forma culturalmente aceitável.
E-mail e telefone do Instituto Claravis/ IUCN SSC CSE Brasil:
+55-45 -3529-8282
Compartilharemos todas as reclamações – e uma resposta proposta – com a Equipe de Implementação Regional e o Diretor de Subsídio do CEPF dentro dos 15 dias após recebimento das mesmas.
Se os requerentes não estiverem satisfeitos após a resposta, eles podem enviar a reclamação diretamente ao Diretor Executivo do CEPF [email protected] ou pelo correio no escritório local do Banco Mundial.