Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil

Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil

Um centro para impulsionar os esforços de conservação de espécies

Somos um centro que une pessoas e instituições para impulsionar os esforços de conservação de espécies no Brasil
Iguazu Falls © Fabiana Rocha

We are a hub that brings people and institutions together to boost species conservation efforts in Brazil

O Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil (CSE Brasil) foi fundado como parte de uma onda de lançamentos de pólos regionais sob o movimento global #ReversetheRed, que estimula a cooperação estratégica e a ação para garantir a sobrevivência de espécies silvestres e ecossistemas. O CSE Brasil capitaliza a experiência da rede da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN para ajudar governos, ONGs locais e comunidades a aumentar as metas de conservação e alcançá-las.

 

Quando Onnie Byers (Grupo de Especialistas em Planejamento de Conservação da IUCN SSC, CPSG), Kira Milehan (Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN, IUCN SSC) e Carmel Croukamp (Parque das Aves) conversaram durante as conferências da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários em Berlim e Bangkok, ficou claro o enorme significado que tal centro representaria para o Brasil. Arnaud Desbiez, representante do CPSG Brasil na época, foi peça-chave na troca de ideias e articulação com os três parceiros sobre por quê este seria um investimento extraordinário na conservação e como o centro poderia ser estruturado. Rapidamente, uma parceria tríplice foi formada, e um acordo foi assinado por Jon Paul Rodríguez e todas as partes em julho de 2019 para a criação do centro, com suas raízes na presença do CPSG no Brasil desde 2004, bem como na forte atuação dos Grupos de Especialistas da IUCN SSC no Brasil.

Figura 3 partners

O CSE Brasil opera sob o Ciclo de Conservação de Espécies da IUCN SSC: Avaliar-Planejar-Agir. O centro pretende ser sistemático e trazer os padrões e a conectividade global para os esforços regionais de prevenção de extinções e melhorias no estado de conservação da biodiversidade. Trata-se de aproximar as pessoas: o ciclo avaliar-planejar-agir lança uma luz sobre as espécies menos favorecidas, identifica aquelas que precisam de ajuda e visa que todas as espécies que precisem de um plano de conservação, tenham de fato, um plano eficaz e implementado.

O CSE Brasil combina a experiência e os recursos dos três parceiros para aumentar a capacidade da IUCN SSC de avaliar, planejar, agir e influenciar políticas a favor da sobrevivência das espécies. Trabalhamos em conjunto com governos, ONGs, zoológicos e outras organizações, fornecendo conhecimento especializado em conservação, treinamentos e outros serviços, no Brasil e em outros países da América do Sul.

 

O CSE Brasil está sediado no Parque das Aves, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.