Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil

Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil

Um centro para impulsionar os esforços de conservação de espécies

CPSG transforma paixão pela vida selvagem em conservação eficaz
Leontopithecus chrysopygus – EN ©Katie Garrett  
CPSG transforma paixão pela vida selvagem em conservação eficaz

Abordagem do CPSG

Workshop Processes

PROCESSOS DOS WORKSHOPS
©CPSG Brasil

Os workshops do CPSG fornecem um ambiente objetivo, conhecimento especializado e facilitação de grupo atenciosa. Os workshops são projetados para abordar os problemas de forma sistemática e desenvolver soluções focadas usando ciência consolidada. O processo do workshop permite que os participantes produzam recomendações de manejo práticas e significativas que gerem apoio político e social para ações conservacionistas.

A2p

O processo Avaliar para Planejar (A2P) é projetado para incluir várias espécies rapidamente em uma ação eficaz, identificando grupos de espécies com características que têm necessidades de conservação sobrepostas que podem ser planejadas e implementadas em conjunto.

PHVA

Nossos workshops de Análise de Viabilidade Populacional e de Habitat abordam diretamente a necessidade de análises científicas em planos de conservação de espécies ameaçadas de extinção. Construído com o uso de ferramentas de bases científicas para análise de viabilidade populacional (PVA), e um ambiente participativo e inclusivo das partes interessadas, os workshops de PHVA orientam os conservacionistas no estabelecimento de metas razoáveis ​​e mensuráveis ​​para a recuperação de espécies.

ICAP

O workshop de Avaliação Integrada da Coleção e Planejamento (ICAP) reúne as comunidades que trabalham in situ e ex situ para aplicar o processo de decisão das diretrizes de manejo ex situ da IUCN à tarefa de planejamento de coleção regional ou global. O processo ICAP é projetado para ser flexível e aplicável a grupos grandes ou pequenos de táxons, com as análises e recomendações resultantes sendo mais gerais ou detalhadas, conforme apropriado.

Planos estratégicos organizacionais

As ferramentas de design de processos do CPSG combinadas com nossas habilidades de facilitação podem ser aplicadas a uma ampla variedade de necessidades de planejamento de conservação. O CPSG trabalha com instituições que atuam na conservação da vida selvagem, zoológicos e organizações semelhantes para desenvolver planos estratégicos de conservação para espécies individuais, grupos de espécies ou áreas protegidas.

FERRAMENTAS BASEADAS EM CIÊNCIA

FERRAMENTAS BASEADAS EM CIÊNCIA
©CPSG Brasil

O CPSG desenvolve e emprega uma ampla variedade de ferramentas para auxiliar os profissionais da conservação no desenvolvimento de estratégias eficazes para evitar a extinção de espécies ameaçadas. Essas ferramentas variam de sofisticados softwares de simulação analítica para estudar dinâmica populacional até técnicas de facilitação de workshops destinadas a ajudar as pessoas a alcançar o consenso. Nos comprometemos a avaliar continuamente o conteúdo do nosso “kit de ferramentas de conservação” e em melhorá-lo à medida que novos conceitos e tecnologias surgem. Além disso, a colaboração com outras organizações de conservação da vida selvagem nos dá acesso a uma variedade de ferramentas adicionais que ampliam nossas capacidades e aumentam nossa eficácia.

BIBLIOTECA DE FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO DE CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES

A Biblioteca de Ferramentas de Planejamento de Conservação de Espécies é um recurso para conectar os profissionais da conservação de espécies com ferramentas já testadas e adequadas para vários tipos de planejamento. Essa biblioteca de ferramentas é destinada aos especialistas em conservação de espécies que buscam uma referência prática e acessível às muitas ferramentas e processos disponíveis para projetar e implementar um planejamento de conservação detalhado e eficaz. Visite a Biblioteca de ferramentas.

Ferramentas para análises quantitativas

Vortex
Vortex é um modelo de computador que simula a complexa dinâmica de crescimento de uma população selvagem e como essa dinâmica pode mudar ao longo do tempo na presença de ameaças advindas de atividades humanas.

Outbreak
Outbreak simula a dinâmica de doenças modelo SEIR, usando algoritmos conceituais básicos de transmissão de doenças infecciosas.

Spatial
Spatial é um modelo, baseado em agentes, dos movimentos de animais em paisagens.

MetaModelManager
Um “metamodelo” vincula vários modelos distintos que representam componentes separados de um sistema complexo, coordenando o fluxo de informações entre eles e a sequência de eventos no processo de simulação.

PMx
PMx é um pacote de ferramentas de análise demográfica e genética para auxiliar no gerenciamento de programas de reprodução de espécies selvagens.

INICIATIVA DO KIT DE FERRAMENTAS DE CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES (SCTI)

O CPSG, em parceria com a Chicago Zoological Society e o Smithsonian Conservation Biology Institute estabeleceram a Iniciativa do Kit de Ferramentas de Conservação de Espécies (SCTI). A SCTI visa garantir que ferramentas necessárias para avaliação de risco de espécies, avaliação de ações de conservação e manejo de populações sejam desenvolvidas, disponibilizadas globalmente e usadas de forma eficaz. Saiba mais sobre SCTI.

TREINAMENTOS

TREINAMENTOS
©CPSG Brasil

Como uma organização voltada ao treinamento de pessoas, o CPSG acredita no poder dos indivíduos em promover a mudança e se concentra no desenvolvimento de competências, sempre que necessário, para garantir que planos de conservação de espécies mais eficazes sejam desenvolvidos e implementados. Para obter mais informações sobre os próximos cursos, clique aqui.